Como tudo começou
No ano de 1996 as irmãs, Maria Jesus e Pilar Jordá, missionárias da Congregação Coração de Maria chegam ao Brasil, direto da
Espanha. Foram recebidas na Arquidiocese de Goiânia pelo então Arcebispo Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, onde receberam todo o apoio e suporte para início de suas missões, sob a orientação do Monsenhor Daniel Lagne, na época Pároco da Paróquia Nossa senhora de Guadalupe e total apoio da comunidade Dom Oscar Romero no Parque Santa Cruz.
O contexto de alto índice de violência relacionada às drogas, desemprego, baixo poder aquisitivo e pouca escolaridade da população foi o fator determinante para a escolha do Parque Santa Cruz pelas Missionárias.
A Congregação Missionárias Coração de Maria iniciou seu trabalho com uma máquina de costura usada, doada às irmãs Missionárias que ensinavam a costurar e alfabetizavam adultos no centro Pastoral do bairro.
O intuito era minimizar as dificuldades da comunidade que na época era extremamente carente com necessidade de geração de renda imediata e busca dos mais básicos direitos. Era um tempo de discussões na comunidade sobre como enfrentar o avanço da violência no bairro e como orientar jovens e adolescentes na compreensão dessa realidade. A construção de sua sede própria só foi possível graças à doação dos recursos feita pela “Ong Manos Unidas” de Madrid, Espanha, no ano de 2003.
Situada desde sua fundação no Parque Santa Cruz, cidade de Goiânia, em 2010 passa a ser Associação Polivalente São José e desenvolve atividades voltadas para a inclusão social através da educação de jovens e adultos, capacitação profissional voltadas para inserção no mercado de trabalho , garantia de direitos da criança e do adolescente, arte e cultura. Tendo como princípio a ética, o respeito aos valores humanos e promoção da cidadania atendendo a unidade familiar como um todo.
Fundadora Pilar Jordá
Fundadora Maria de Jesus Nadal
Missão
Promover a transformação humana através de ações que levam a participação social e o exercício da cidadania.
Visão
Ser referência em promoção social, construção de cidadania e valorização da família através da educação, capacitação profissional e cultura.
Valores
Compromisso Social, Sustentabilidade, Liberdade, Ética, Parceria, Inovação, Verdade e Amor.
METODOLOGIA
As atividades são desenvolvidas através de aulas teóricas, expositiva, interação entre os alunos, palestras, oficinas práticas de artesanato, priorizando materiais recicláveis com conscientização sobre meio ambiente, curso de informática atendendo de acordo com as exigências do mercado de trabalho, curso de corte e costura, cabeleireiro e outros de acordo com a demanda e necessidade do momento.
A infância e a adolescência recebem atenção especial com atividades pedagógicas voltadas para esse público. Durante todo o processo, a teoria e a prática são discutidas de maneira a levar o aluno à reflexão. Regularmente são organizados passeios, visitas educativas e atividades de interação com outros segmentos sociais.
A alfabetização de adultos tem atenção especial na instituição, onde já funciona o grupo nos períodos vespertino e noturno com predominância de idosos, que obedece a um calendário letivo diferenciado dos demais cursos, de acordo com o calendário da Secretaria Municipal de Educação.
Com exceção da alfabetização de adultos e trabalho voltado para as crianças e a juventude, todos os demais cursos (Capacitação Profissional) tem duração de 2 (dois) meses com entrega de certificados no final de cada bimestre, desde que o aluno tenha 75% de frequência comprovada.